Em Teu Nome, novo longa do diretor gaúcho Paulo Nascimento, começa a ser rodado

by

Filmagem passa por França, Marrocos, Chile e Brasil. Longa baseado em fatos reais aborda a transformação pessoal de um exilado político  
fernanda_moro_e_julia_feldens2

Em Teu Nome é o quarto longa-metragem do diretor gaúcho Paulo Nascimento, baseado na história real do estudante brasileiro João Carlos Bona Garcia, exilado político da década de 70. As filmagens já passaram por Paris e Marrocos com os atores Leonardo Machado (no papel principal), Fernanda Moro (companheira do protagonista) e Nelson Diniz (professor, companheiro de prisão e exílio). 

As filmagens vão até 12 de fevereiro no Brasil (Porto Alegre) e 20 de fevereiro no Chile, com a participação de nomes de peso como César Troncoso (O Banheiro do Papa), Silvia Buarque e participação especial de Marcos Paulo. Pela característica da história, o filme propõe uma fotografia contrastada, com cenas de câmera na mão, em tom documental.   

nelson_diniz_e_silvia_buarque3O enredo 

História de um jovem estudante de engenharia que se vê envolvido na luta armada do início dos anos 70. Preso e exilado, percebe que é preciso fazer uma autocrítica sobre a sua vida. O que mudou na sua visão do mundo? Que aprendizado esse tempo  trouxe? Em teu Nome fala sobre esta transformação, abordando a década de 70 sob uma ótica humanista e poética, sem a pretensão de fazer um julgamento dos fatos. Um filme sobre coragem, determinação e descobertas.  

julia_feldens_cesar_tronocoso_fernanda_moro_leonardo_machado

Biografia – João Carlos Bona Garcia 

Nascido em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 1946, ingressou no movimento estudantil aos 17 anos, influenciado pelos ideais comunistas de Fidel Castro e Che Guevara. Após o golpe militar de 64 no Brasil, passou a militar no Partido Comunista e foi guerrilheiro da VPR – Vanguarda Popular Revolucionária. 

Para financiar a revolução, Bona participa de um assalto e é preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em plena Era Médici. Vítima de tortura e agressão, foi exilado para o Chile em 1971 com 70 presos políticos trocados pelo embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher. O seqüestro foi realizado pelo capitão do exército Carlos Lamarca e por militantes da VPR em 1970, sendo a última operação do tipo realizada pela esquerda durante o regime militar (antes dele foram sequestrados um embaixador norteamericano, um cônsul japonês e um embaixador alemão). 

Bona morou ainda na Argentina, Argélia e França. Neste último, militou no Partido Comunista da França, onde ajudou a formar o comitê pela anistia que possibilitou seu retorno ao Brasil em 1979. 

Atualmente é juiz da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, órgão que julga os integrantes da Brigada Militar, a PM do Estado. É autor do livro Verás que um filho teu não foge à luta. 
 

nelson_diniz_e_silvia_buarque2Elenco 

Leonardo Machado, Fernanda Moro, Nelson Diniz, Cesar Troncoso, Silvia Buarque, Julia Feldens, Sirmar Antunes, Marcos Verza, Gilberto Perin e Jeffersonn Silveira. Participação especial: Marcos Paulo. 

Ficha Técnica 

Direção e Roteiro: Paulo Nascimento

Direção de Arte: Voltaire Danckwardt

Direção de Fotografia: Roberto Laguna

Produção Executiva: Marilaine Castro da Costa

Co-Produção: Homero Chemale, Cláudio Petráglia

Produtor Associado: Beto Rodrigues

Som: André Sittoni

Música: André Trento

Montagem: Marcio Papel 

O diretor 

À frente da Accorde Filmes, Paulo Nascimento dirigiu os longas-metragens Diário de um Novo Mundo (vencedor dos kikitos de melhor roteiro e filme do júri popular, em 2005), Valsa para Bruno Stein (kikito de melhor atriz para Ingra Liberato, em 2007) e o longa infantil A Casa Verde, com lançamento previsto para julho deste ano.  

Nascimento também dirigiu os curtas-metragens Dedos de Pianista e O chapéu, além das minisséries A Hora do Louva-a-Deus e Segredo (veiculada pela RTP, de Portugal). Realizou mais de 100 filmes publicitários, vídeoclipes e dvds (incluindo Ney Matogrosso Interpreta Cartola e Chitãozinho e Xororó em Garibaldi).  
 
 leonardo_machado

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Em Teu Nome, novo longa do diretor gaúcho Paulo Nascimento, começa a ser rodado”

  1. alexandre feldens Says:

    parabens a toda equipe ! que realmente vestiram a camiseta . Sou sobrinho do Bona ,filho do Leopoldo e Dinorá , espero nos encontrarmos em gramado para a grande festa. (tomara). abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: